Processos da reflexão em Colossenses
Enquanto medito nas palavras de Colossenses capítulo 3 visando a elaboração do estudo de domingo, vejo minha alma se encolher diante dessa tarefa. Nunca me senti tão fraco, frágil e incapaz de dirigir minha vida. Sinto Deus um tanto distante, mas ouço sua voz ao longe me chamando pra perto dele. Sinto ele correndo em minha direção como o pai do filho pródigo, mas percebo minha natureza se escondendo como Adão no Éden. Paulo fala de coisas tão elevadas e eu me sinto pequeno. Ele é pastoral e equilibrado. Eu, tendencioso.
O que mais me assusta vendo esse texto é a jurisdição que alguém tem quando proclama a vontade de Deus. Com a Bíblia na mão, tendo descoberto o sentido único de um texto e debaixo das asas do Altíssimo, é o próprio Deus falando através do mensageiro. É a carta de Deus que ele está entregando. Então, o carteiro tem o direito, - NÃO - O dever de ensinar aos comprados com o sangue de Cristo como devem agir. O mensageiro diz ao médico como ele deve exercer a medicina, ensina o empresário como deve administrar sua empresa, diz ao auxiliar de escritório que tipo de funcionário ele deve ser. Diz ao filho como tratar o pai e o pai como amar o filho. O homem a amar a esposa e a esposa amar o marido. Até no íntimo, no homem interior esse kerigmático interfere. Mas, ao invés de ferir a individualidade – supervalorizada nessa pósmodernidade – ele a define, amplia e direciona.
Por isso, esse é um trabalho difícil. Não me sinto suficiente para essas coisas. Mas se eu seguir meu Mestre, a autoridade emanará da Palavra. Não falarei de mim mesmo, nem me glorificarei. Não vou esmagar a cana quebrada, nem apagarei a torcida que fumega. Vou construir e não destruir. Se destruir, é porque tem muro no coração que precisa cair mesmo. É o muro da inimizade que existe na alma facciosa, divisionária e egoísta.
Quero que ela refresque almas do calor das aflições como as águas geladas de uma cachoeira batendo nas pedras. Que ela restaure, refaça os despedaçados pelos golpes constantes dos fracassos. Quero que ela dê clareza aos simplíces para que eles sejam simples como ela é.
0 Response to "Processos da reflexão em Colossenses"
Postar um comentário